Fotografia

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ser Mulher Simples Assim

Ser Mulher Simples Assim

Leitura Actual!

 

 

00000203103.JPG

 

 

 

Terminei de ler este livro e aconselho-o vivamente a quem goste de ler e de saber um pouco mais sobre a história da ditadura e como viviam as nossas gentes nesta altura. Apesar da opressão existente havia gente de sentimento, de amor e de revolta, e viviam-se vidas diferentes, aqueles que tudo tinham e aqueles que viviam no mundo rural em que nem lhes era permitido sonhar ou aprender a ler para que não tivessem ideais ou ambições.

A história de ficção inserida na nossa história da ditadura, é uma história bonita, de uma mulher que era diferente das demais, que achava que todos deveriam ter sonhos e os mesmos direitos, que não se calava mesmo correndo perigo. Uma mulher que tinha sentimentos contraditórios, pois se por um lado era contra actos a que assistiu por outro apaixonou-se pela pessoa que achava ser autoritária, rude e sem sentimentos pelos outros.

Leiam, não se vão arrepender!

Deixo abaixo a sinopse para terem uma ideia deste romance.

  

Sinopse:

"Além Tejo" é uma fascinante saga familiar, uma deliciosa história de amor e um testemunho vívido do Portugal amordaçado pela ditadura e o obscurantismo.

Estamos na década de cinquenta e a família de António do Couto Maia deixa Lisboa para se fixar em Moura, no Alentejo. A decisão é do chefe de família e surpreende tanto a mulher como as filhas, que não compreendem o que leva um homem de meia-idade a abandonar subitamente a sua confortável vida na capital para mergulhar num Alentejo desconhecido.

É através do olhar inquiridor de Isabel, a filha mais velha, que assistimos ao conflito entre dois mundos: o da cidade, representado pelos recém-chegados, e o mundo rural, que os recebe com desconfiança. Inicialmente atraída pela beleza da vila alentejana, a jovem é confrontada com a prepotência dos senhores e com a miséria dos camponeses, num lugar onde qualquer tentativa de mudança é imediatamente esmagada. O seu sentido de justiça leva-a a colidir com Eduardo Leôncio Teles, o herdeiro da maior fortuna da região, iludindo, assim, a forte atracção que sente por ele. Ao mesmo tempo, Isabel envolve-se nos acontecimentos da vida rural, enquanto tenta descobrir o segredo que levou o pai a esconder-se no Alentejo, arrastando a família para uma existência tão difícil."

 

 

Acho que já referi aqui que o Alentejo tem sobre mim um fascinio qualquer. Nem sei explicar, simplesmente me identifico com esta região que acho tão rica de sabores, sentimentos, beleza paisagistica e calma.....sobretudo a calma. Quando lá chego eu própria mudo, de repente instala-se em mim uma paz, um sentimento de que está tudo bem, de que estou bem....

E por isso mesmo, sendo esta história passada nesta região mais interessante se torna este livro.

 

Deixo-vos aqui um pouco da história exatamente do local onde tudo se passa. Sim porque quando eu leio um livro não fico só e apenas pelo livro, gosto de ir ao encontro do local onde tudo se passa, saber da sua história e das suas gentes, do que tem para visitar, da sua cultura. Pesquiso também sobre o tempo em que tudo se passou, como eram as vidas, o que se vestia, o que se usava.....Quando leio um livro gosto de ser transportada para dentro dele no espaço e no tempo!!

 

Moura - Alentejo

Moura, cidade sede de concelho, fica situada no extremo oriental do Alentejo, na margem esquerda do Rio Guadiana, e é delimitada para oriente, por Espanha. À sua volta estão localizados os concelhos de Barrancos,Mourão, Reguengos de Monsaraz, Portel, Vidigueira e Serpa.

A designação de Moura deve-se à lenda de Moura Salúquia, princesa moura que se suicidou durante a conquista da cidade pelos Cristãos e ao saber da morte do seu amado.

Moura é uma cidade com séculos de história. Tomada aos Mouros em 1166 foi perdida e reconquistada várias vezes até ser conquistada definitivamente em 1295.

Cidade com grande abundância de agua, tem inúmeras fontes e vários jardins sendo também conhecida pelas suas termas e pela agua do Castello.

 

Simples Assim!!!

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

imagem de perfil

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D